Benefícios do Yoga para perder peso e viver saudável

Yoga para emagrecer

Quando nos falam de yoga, de imediato associamos sua prática a meditação, o relaxamento e a flexibilidade do corpo. Conhecemos os seus benefícios e sabemos que é a primeira coisa que nos recomendam quando estamos fora de estresse e nós precisamos de baixar uma mudança.

Mas poucos sabemos que tem outros benefícios: pode-se recorrer ao yoga para perda de peso e tonificar o corpo. Contamos como e por que.

Yoga para emagrecer

Existem vários tipos de yoga e, se bem que muitos deles apontam para relaxamento e estão menos associadas com o que costumamos entender por atividade física, há outros que são mais intensos e que exigem um esforço físico que tem excelentes resultados se você estiver procurando por tonificar o corpo e perder peso.

Justamente, pela intensidade de algumas classes e posições, tem efeitos que, às vezes, subestimamos:

  • Ajuda a desenvolver e tonificar a musculatura, demandando esforço para certas partes do corpo em que se concentra a maior quantidade de gordura.
  • Acelera o metabolismo: acima de tudo, as posições intensas, que elevam o batimento cardíaco de uma forma muito saudável.
  • Queimar calorias, e diminui a barriga.
  • Reduz a ansiedade e o estresse, que são fatores associados ao sobrepeso.
  • Permite controlar a respiração e favorece a circulação sanguínea.
  • Melhora a digestão, permitindo que o organismo aproveite ao máximo os nutrientes dos alimentos e evitando o acúmulo de gordura.

Yoga para perda de peso

A primeira coisa que devemos entender é que, por ser uma disciplina que ensina a aquietar a mente e transitar melhor as emoções, permite controlar as situações de fome emocional e sustentar melhor hábitos saudáveis de alimentação, o que contribui em grande medida para perder peso.

Assim, após avançar em diversos estudos, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, concluiu que, pelos seus benefícios físicos, mentais e sociais, o yoga é uma ferramenta completa para perder peso.

Mas vamos ao concreto. Por que o yoga emagrece? Por diversos motivos. Um dos principais tem a ver com as asanas ou posturas, que tonificam os músculos e permitem que o organismo funcionar melhor, promovendo a liberação de toxinas e melhorando a circulação. Ao respirar mais e melhor, o organismo funciona melhor e temos mais energia física e psicológica para controlar a vontade de comer.

Além disso, o yoga ajuda a comer conscientemente, o que se chama de “mindful eating”. À medida que ganhamos consciência sobre nossos corpos e emoções, podemos reconhecer os sinais de fome verdadeiras e nutrir-nos com o que realmente precisamos. Aprendemos a comer quando temos fome e parar quando estamos satisfeitos.

Posturas de yoga para emagrecer

Existem alguns tipos de yoga que queimam mais calorias e algumas posturas que, por ser exigentes, contribuem mais com um peso saudável:

  • Brikam Yoga: é uma prática que se realiza em uma sala climatizada, durante 90 minutos. Se há uma série de 26 posturas mais exigentes, que aumentam o ritmo cardíaco e demandam força e exigência física. Queima tantas calorias como correr.
  • Ashtanga ou Vinyasa: em ambos, tudo se move com bastante intensidade e rapidez, com o qual a prática deste estilo é praticamente como sair para correr quanto a calorias consumidas.
  • Hatha ou Iyengar: são menos intensas, mas ajudam a perder peso a longo prazo, porque aumentam a massa muscular e isso faz com que o corpo queime mais calorias, mesmo em repouso.

Posturas para emagrecer

Há diversas posturas que os professores recomendam às pessoas que, além de harmonizar o seu corpo, sua mente e seu espírito, estão olhando para perder peso:

  • Postura do peixe ou Matsyasana.
  • A Postura da cobra.
  • A Postura da Vela.
  • Postura do Guerreiro.
  • Postura do Saudação ao Sol.

Cada uma das posturas ou asanas permite trabalhar alguns músculos específicos e, portanto, ajuda a reduzir as gorduras acumuladas nas diferentes partes do corpo.

Benefícios do yoga em geral

Se tiver dúvidas, explicamos outras vantagens de se praticar este esporte milenar na forma regular.

  1. Alivia tensões e contraturas: a prática regular é um método natural para se livrar da tensão acumulada diariamente, tanto no corpo físico como mental.
  2. Aumenta a paz interior: a verdadeira paz está em nosso interior. Junto com a meditação, o yoga é uma das ferramentas mais eficazes para “acalmar os demônios” e alcançar um equilíbrio entre corpo e mente. É um caminho seguro para viver mais leve.
  3. Fortalece o sistema imunológico: quando algo nos preocupa muito ou temos muito estresse ou períodos de depressão, o nosso sistema imunológico se desequilibrar e pode gatillar doenças. Recuperar a estabilidade soma de saúde.
  4. Ajuda a viver com mais consciência e a habitar o presente: muitas vezes, nossa mente é como um macaco crivo e vai e vem, ao passado e ao futuro, com pouco ou nenhum registro do presente. As disciplinas de meditação nos conectam com o hoje e melhoram a qualidade de vida cotidiana.
  5. Melhora as relações sociais: os praticantes costumam carregar-se de energia `e positivismo em sala de aula, porque conseguem ter uma mente mais relaxada. Esse bem-estar interior tem um claro impacto sobre os vínculos e costuma contagiar os que nos rodeiam.
  6. Ajuda a renovar a energia: se levamos alguns minutos para alongar o corpo, respirar de forma consciente e relaxar a mente, poderemos repor a energia perdida ao longo de um dia intenso.
  7. Melhora a flexibilidade e a postura: ajuda a conseguir um corpo forte, flexível e músculos mais tonificados.

Lembre-se que a maneira de manter um peso adequado é o de levar a frente uma alimentação saudável. O ideal é combinar esse tipo de atividade com Quitoplan ou suplementos para emagrecer e algumas exercícios que tenham maior exigência aeróbica, como caminhar ou correr na esteira ou usar uma esteira ergométrica elíptico ou bicicleta fixa.

Dessa forma, você pode perder peso rápido e cuidar melhor de sua saúde.

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