Dicas para importar produtos de sites chineses

Você já pensou em importar produtos da China? Se sim, este é o artigo que irá te ajudar com dicas para importar produtos da China.

Quando se trata de comunicar com seus fornecedores, principalmente com fornecedores da China, você nunca deve fazer qualquer suposição sobre a disponibilidade do produto.

Em várias ocasiões, tive vendedores tentar vender-me produtos que não foram exibidos em seu site. Também pedi amostras de produtos que foram exibidos online, mas não mais disponível do fornecedor.

Atenção a disponibilidade indicada pelo vendedor

Muitas vezes, o site de um fornecedor não está atualizado e alguns fornecedores são melhores do que outros em manter suas ofertas ativas na Internet.

Certifique-se de perguntar e confirmar antes de encomendar e, especialmente, pagar por quaisquer amostras.

Dicas sobre as perguntas a fazer:

  • Existem novos produtos ou projetos que não estão atualmente exibidos online?
  • Existem produtos exibidos online que foram descontinuados ou já não estão disponíveis?

Não se intimide pelos seus fornecedores

A maioria dos vendedores com quem lidei respondeu de forma rápida, o que reforçou a importância da construção de relacionamentos. Enquanto em alguns casos os vendedores pareciam um pouco frios, a maioria dos vendedores estavam muito ansiosos para se envolver em conversas, responder a perguntas.

Como um Profissional Importador, você já deve saber que na maioria das vezes, as suas habilidades do idioma escrito não eram muito boa. Particularmente, uso bastante o inglês para comunicação.

A sua capacidade de enviar e receber e-mails excedeu as minhas expectativas. Além disso, certifique-se de ser cortesia sem exagerá-lo.

Confia no teu instinto

Alguns vendedores são muito amigáveis. Isto é provavelmente devido às diferenças culturais que existem, mas quando eu digo muito amigável eu quero dizer 2-3 e-mails por dia, perguntando se você quer olhar ou comprar algo depois que você tenha recusado explicitamente ou dito não 3-4 vezes.

Particularmente, nunca uso meu endereço de e-mail principal para evitar ser receber spam de vendedores.

Embora eu tenho certeza que a maioria destas pessoas têm boas intenções, este comportamento definitivamente levantou uma bandeira vermelha. Ninguém gosta de recebem spam, certo?

Confia nos teus instintos. Dá às pessoas o benefício da dúvida, mas segue o teu instinto. Se você está tentando fornecer relógios e o vendedor está tentando pela 4ª vez em 5 dias para vender pulseiras, hora de apertar o botão de spam.

Seja o mais específico possível

Adapte as suas perguntas de fornecedores para categorias específicas de produtos.

Isto pode parecer óbvio, mas é importante ser muito específico, desde o início, sobre o que você está procurando para comprar incluindo tipos de produtos, materiais, tamanho, cor, etc.

Como exemplo, eu estava procurando uma variedade de eletrônicos. Quando eu enviei um e-mail inicial para um vendedor que se especializou neste segmento, eu sem querer, enviei fotos de um artesanato que vi. Isso tornou tudo muito confuso.

Eu também aconselharia usar um modelo de e-mail, mas certifique-se de personalizar 10% dele para cada fornecedor. Se você quer algo feito de poliéster, especificamente declare em seu e-mail que você está procurando um artefato de poliéster.

Caso contrário, como eu você pode receber um produto ou material diferente e mais provavelmente mais barato do que você pretendia. Por isso, seja muito específico e peça ao fornecedor para confirmar as especificações do produto antes da produção e do envio.

Você pode não ter o que espera

Apesar de fazer tudo sugerido acima, houve algumas ocasiões em que os produtos importados que eu recebi não eram os produtos que eu pedi.

Quando eu confrontei o fornecedor a respeito de por que os produtos eram diferentes do que eu encomendei, a resposta típica era algo ao longo das linhas de: “aquele produto foi descontinuado ou nós tivemos somente este outro produto pronto para o embarque”.

Isso é péssimo, principalmente quando queremos revender.

Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão.

Não tenhas medo de responsabilizar um vendedor. Alguns podem discordar sobre este, mas meus pensamentos são se eles não podem obter uma ordem de produto, a probabilidade de estragar uma ordem em massa é provavelmente maior.

Se possível, procure confirmar a ordem antes do envio, e solicite também fotos dos produtos para garantir o envio correto.

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