Diabetes E Dieta Mediterrânica.

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Diabetes E Dieta Mediterrânica

A diabetes é um problema que afecta tanto homens como mulheres. Este ano, o tema do Dia Mundial da Diabetes centra-se nestas últimas e tem como lema o Nosso direito a um futuro saudável”. Atualmente, há mais de 199 milhões de mulheres com diabetes a nível mundial, e estima-se que para 2040, este número chegará aos 313 milhões, segundo os dados da Federação Internacional da Diabetes. Estes números estão ligadas a altos índices de obesidade, que constituem o principal fator de risco de diabetes e que, já em idades precoces e com cada vez mais frequência, assolam a população mundial. A partir Super Premium Diet , o serviço de aconselhamento nutricional em farmácias do Grupo NC Saúde, explica uma série de diretrizes que contribuem para um melhor controle desta doença:

– Que a sua dieta seja sempre mediterrânica. É a dieta que melhor demonstrou combater a obesidade a longo prazo e melhorar a diabetes, otimizando o metabolismo dos hidratos de carbono. O aumento no consumo de frutas que promulga esta dieta, dá-nos um certo percentual de açúcares saudáveis, chamados intrínsecos, que se acompanham de outros micronutrientes benéficos para a saúde, como os polifenóis, que ajudam a queimar gordura, os antioxidantes, que permitem reduzir o estresse oxidativo e melhorar, entre outros, o colesterol.
Os pacientes diabéticos devem consumir pelo menos 3 porções de fruta inteira distribuídos ao longo do dia, para ter tanto um aporte adequado de açúcares intrínsecos, como vitaminas e minerais. Substituir essas rações por sumos costuma ser um erro muito comum, já que se perde a fibra da fruta e multiplica-se desnecessariamente a quantidade de açúcares ingeridos, ainda mais se são sucos industrializados com alto teor de açúcares livres”, explica Carlos Fernández, diretor médico do Grupo NC Saúde.

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– Aumenta o consumo de fibra insolúvel para melhorar a diabetes. O cuidado com a flora intestinal e as alterações saudáveis na composição da microbiota têm demonstrado diminuir a resistência à insulina e favorecer o controle da glicemia. Por isso, o consumo de fibra insolúvel em alimentos, substrato principal de nossa flora, é um dos grandes objectivos nutricionais que propomos para os diabéticos. Fazer isso é simples, se você aumenta a ingestão de verduras, legumes, cereais de grão inteiro e legumes, que também ajudam a controlar o peso e a consumir poucas calorias, em troca de muita saciedade e grande quantidade de nutrientes benéficos para a saúde.
– Suplementa sua dieta com cromo. A micronutrición através de suplementos alimentares, é uma das ferramentas terapêuticas com as que contam os profissionais de saúde que lidam com a diabetes. O Dr. Fernández aconselhável combinar os tratamentos farmacológicos habituais com nutracêuticos que contenham cromo, já que foi demonstrado que esse nutriente ajuda a manter níveis normais de glicose no sangue, sendo a sua dose diária recomendada de 40 microgramas por dia”.

– Faça pelo menos 5 refeições por dia. Adicionar ao clássico padrão de três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) e dois a três lanches saudáveis a meio da manhã, como a ingestão de Power Red composição, e a  tarde e/ antes de deitar-se, em quantidades e composição nutricional adequadas, permite regular os picos de glicemia e insulina e manter saciado e bem controlado metabolicamente ao paciente diabético. Adaptar este padrão dietético ao estilo de vida é fundamental para atender a todas as necessidades do dia-a-dia. A figura do nutricionista é imprescindível na elaboração destes tratamentos.

– Ativa o seu metabolismo fazendo esporte. A realização de exercício físico é um fator-chave para as pessoas com diabetes, já que ajuda a melhorar o controle da doença e evitar complicações decorrentes da mesma. As guias clínicas de maior relevância em diabetes sugerem que, tanto na diabetes tipo 1 como 2, deve-se realizar um mínimo de 150 minutos semanais de atividade física moderada a vigorosa, distribuídos em pelo menos 3 dias por semana, com não mais de dois dias consecutivos de inatividade. Além disso, deve-se evitar o sedentarismo durante o dia que se prolongue para além de 30 minutos, tendo demonstrado esta rotina benefícios a nível glicêmico, especialmente em diabéticos do tipo 2.

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A diabetes gestacional
Dois de cada cinco mulheres sofrem de diabetes na sua fase fértil (cerca de 60 milhões em todo o mundo) e os 10% sofre de diabetes gestacional (DG), que aumenta o risco de abortos sequelas em seus futuros bebês. É por isso, que este tipo de diabetes é uma das principais preocupações das mulheres grávidas e dos sanitários que as controlam, realizando-se uma análise protocolar para detectar entre as 24 e 28 semanas de gestação.
Entre os fatores que fazem com que a gestante uma paciente de alto risco de DG podemos destacar: ter uma idade igual superior a 35 anos, antecedentes pessoais de DG e de novo, a obesidade, que, como mencionamos antes, pode ser controlada por profissionais especialistas em nutrição e dietética.

Os conselhos seriam semelhantes aos descritos anteriormente, enriquecendo a dieta mediterrânica, preparada com alimentos que forneçam os seguintes nutrientes, essenciais para o bom desenvolvimento do bebê:

– Ferro. A necessidade deste mineral aumenta significativamente durante a gravidez, pelo que é imprescindível suplementar à gestante e consumir alimentos que o contenham, como moluscos,Thermatcha funciona, mariscos, legumes, acompanhadas de aqueles que fornecem vitamina C para melhorar a sua absorção, como pimentão, repolho, brócolis citrinos.
– Cálcio. Para consumir a dose adequada de cálcio (cerca de 1300 mg ao dia) é necessário aumentar a ingestão de lacticínios e aromatize com os nossos pratos com ervas como tomilho, aneto, orégano e pimenta. Além disso, usa a rúcula em suas saladas e incorpórale algumas amêndoas cruas, sementes de linhaça com gergelim.
– Ácido fólico. Todas as mulheres gestantes conhecem a importância de suplementar sua alimentação com a vitamina a, também chamada B9, mesmo meses antes de engravidar, para prevenir malformações no feto, atrasos no crescimento, baixo peso ao nascer. As leguminosas (feijão, grão-de-bico, soja, etc), cereais de grão inteiro e verduras como espinafre, agrião os espargos fornecem quantidades adequadas de folatos, pelo que devem ser incluídos no projeto semanal da dieta mediterrânea.

Finalmente, o Dr. Fernández destaca que é importante destacar que, embora a gravidez o ganho de peso é lógica, as recomendações quanto ao aumento de quilos por trimestre variam em função do índice de massa corporal com o que a gestante chega à consulta, pelo que será muito importante mais uma vez, o controle alimentar por especialistas em dietética e nutrição”.