Como tratar a insegurança emocional na adolescência

adolescente isolado e inseguro

Buscar ajuda ou aprender como tratar a insegurança emocional na adolescência é fundamental para que os jovens possam se tornar adultos mais seguros e autoconfiantes, sem medo de encarar a vida ou mesmo, sofrendo com crises de ansiedade e depressão.

Para você entender melhor, esse tipo de insegurança faz com que o jovem cresça com um sentimento de inferioridade perante os outros fazendo com que ele se isole cada vez mais, nutrindo pensamentos negativos como o de que não é capaz o suficiente de fazer alguma atividade, ser amado, reconhecido ou aceito na sociedade.

Esse problema emocional provoca o sentimento de incapacidade e também de não merecimento das coisas, mesmo que a realidade do adolescente mostre o contrário.

Geralmente a insegurança emocional se desenvolve através do medo: de desistir, de ser rejeitado, de fracassar e de ouvir críticas de alguém.  Uma emoção importante é o medo, ele nos protege de situações de riscos, além de nos fazer parar e pensar antes de realizar alguma coisa arriscada.

Por conta disso, ele pode impulsionar os jovens a determinada ação e da mesma forma pode paralisá-lo diante de alguma situação.

Como é a insegurança emocional?

O adolescente que sofre com esse problema acha que os outros são superiores. Ele acredita que apenas os outros merecem conquistar determinado objetivo, merecem ser amado, ter muitos amigos, entre outros.

Dois sentimentos que fazem parte da formação do psiquismo são a segurança e a insegurança, essas duas sensações estão relacionadas com a frustração e a satisfação ao longo da vida.

No entanto, algumas situações desagradáveis durante a infância ou na vida adulta podem provocar interferências nesses sentimentos. Por exemplo, na vida adulta, uma traição poderá provocar uma sensação de insegurança que pode não ser superada sem um tratamento psicológico.

Uma criança também pode desenvolver esse problema se for crescendo ouvindo críticas de que é incapaz de realizar alguma atividade ou qualquer outra coisa.

Como a insegurança emocional paralisa a vida das pessoas

O medo é fundamental para a nossa proteção onde envolve ações e decisões importantes.  No entanto, quando a sensação de insegurança é excessiva pode ser prejudicial, principalmente quando existe alguma excelente oportunidade que é perdida por conta do medo.

Se a sensação de medo de errar, por exemplo, ser criticado ou rejeitado é constante provavelmente a sua memória registrou alguma situação no passado que está provocando esse bloqueio emocional.

Neste caso, o mais indicado é que você aprenda como tratar a insegurança emocional com a ajuda de um psicólogo para se livrar desse trauma e voltar a ter uma vida normal.

4 passos para aprender como tratar a insegurança emocional

Os passos abaixo são para você ter uma ideia de como controlar a sensação de insegurança emocional.

Melhore a sua autoestima

Primeiramente melhore a sua autoestima. Analise bem como você se vê, como está reconhecendo a sua fragilidade e também a sua competência. Além disso, analise também se você é capaz de gostar de si próprio, se é capaz de se aceitar do jeito que é.

Observe também se você possui a facilidade de se sentir seguro diante de algumas ações ou decisões, mesmo ciente que pode dar certo ou errado.

Todas essas análises são fundamentais para você melhorar a sua autoestima e superar o problema.  

Analise a suas crenças

Para isso, primeiramente faça uma análise dos sonhos que você não realizou por não se sentir capaz. Logo após, identifique quais foram os pensamentos que te impediram de realizá-los.

Pense um pouco tentando lembrar-se de onde essas crenças saíram e quem disse essas coisas para você. E por fim, foque o seu pensamento nos momentos onde você foi vitorioso e conseguiu tudo o que queria.

Isso é importante para eliminar as crenças que paralisaram a sua vida. Além disso, perceba que a sensação de insegurança é apenas uma maneira de pensar e você pode trocar cada pensamento ruim por pensamentos positivos.

Analise a sua insegurança

Para fazer essa análise você precisa anotar todas as situações que trouxeram a sensação de insegurança.  Faça uma avaliação de cada uma dessas situações e observe se você teve motivos para ficar inseguro.

Na maioria das vezes sensação de encarar o medo e fracassar é maior do que evitar essa situação. Portanto, lembre-se que além de ser possível superar o medo, você terá um aprendizado que irá servir para outras experiências.

adolescentes felizes com baloes coloridos

Tenha autoconhecimento

Aprenda como tratar a insegurança emocional tendo autoconhecimento da sua personalidade, fraquezas e forças e a maneira que você atua diante de alguns gatilhos mentais.

Ter autoconhecimento é uma das principais formas de se libertar dessa sensação para começar a fazer escolhas conscientes na sua vida.

Gostou deste artigo? O medo de ser criticado ou o medo de não seguir em frente para conquistar algum objetivo, faz com que os adolescentes fiquem reféns dessa situação emocional.

Por isso, é importante que esses jovens aprendam como tratar a insegurança emocional ou busquem ajuda médica quando não conseguirem contornar essa sensação. A psicoterapia de adolescentes serve para ajudar a esclarecer todas as dúvidas e incertezas que surgem ao longo do desenvolvimento e da formação da personalidade do indivíduo. Não deixe de procurar ajuda se você é adolescente ou conhece alguém que esteja passando por este tipo de problema.

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