Como Cuidar Da Hidratação

Melhorar a qualidade de vida dos doentes de Parkinson, através do acompanhamento, a hidratação dos idosos devem se tornar um hábito e faz parte de uma nutrição saudável. Como nós podemos ajudá-los a manter-se bem hidratados?

Que beber se torne um hábito

A hidratação faz parte de uma nutrição correta , e não podemos perdê-la de vista, quando vamos envelhecendo. O consumo habitual de água em pequenas quantidades deve ser um hábito em pessoas mais velhas, já que se desidratam com mais facilidade e isso pode resultar em problemas graves do aparelho locomotor sobrecarga nos rins.

Para manter-se corretamente hidratadas, as pessoas idosas devem ter ao seu alcance, além da água, uma variedade de bebidas que possam consumir: os chás de ervas como a camomila, a tila e os sucos naturais de frutas são muito recomendáveis dentro de sua dieta.

Além disso, também podem conseguir um maior aporte hídrico através da nutrição: as frutas e verduras fazem um bom aporte de água para o nosso organismo, e os pratos, como sopas, cremes, também podem contribuir para um bom equilíbrio hídrico.

Algumas indicações na hidratação de idosos

É importante que tenham sempre água ao seu alcance para poder beber: algumas pessoas idosas enxergam muito limitada a sua mobilidade e, muitas vezes, preferem não se mover de onde estão a levantar-se para beber água. Facilitar as coisas é muito simples para nós, e representará uma grande diferença para eles.

Ensinar-lhes que beber líquidos deve se tornar um hábito: com o passar dos anos, vai desaparecendo a sede, que é um sistema de alarme de que o corpo começou a ficar desidratado. Beber pequenos goles de água durante todo o dia, é uma excelente prevenção contra a desidratação.

Devem beber água de forma gradual durante o dia: você tem que beber uma quantidade maior pela manhã e ir reduzindo o consumo conforme vão passando as horas para evitar que tenham que levantar-se ao banheiro à noite.

Beber um par de copos de água pela manhã para ajudá-los a melhorar a mobilidade intestinal.

Como cuidar da nutrição de idosos.

A velhice não é uma doença, ainda que com a idade se vão produzindo uma série de mudanças no nosso organismo que podem fazer com que se aumente a susceptibilidade a sofrer de algumas doenças.

O impacto da idade na nutrição

Em primeiro lugar, dizer que conforme avança a idade, ocorre um aumento de gordura corporal e a uma perda de musculatura em nosso organismo, além de alterações no tubo digestivo, diminuindo a sua capacidade de absorção de vitaminas e oligoelementos.

Também há que ter em conta que as dificuldades na alimentação das pessoas idosas podem ser devidas a alterações da dentição, a perda da capacidade para sentir e saborear os alimentos, problemas de deglutição a um enleitecimiento do esvaziamento gástrico.

Além disso, mastigar os alimentos de maneira adequada é fundamental para poder seguir uma dieta saudável, por isso é necessário o cuidado com a dentição, aconselhamos comer alimentos de fácil mastigação.

Se vão perdendo peças dentais, geralmente devidas a doenças periodontais e da falta de cálcio e vitamina D. Tudo isso faz com que se tente evitar alimentos de difícil mastigação como frutas e produtos hortícolas, o que leva a um menor consumo de fibra e, portanto, problemas de prisão de ventre. Por isso, recomenda-se a ingestão de fibra para evitar certas disfunções intestinais, como a diverticulose do cólon, ter uma melhor tolerância à glicose e diminuir os níveis de colesterol e se possível usar suplementos para metabolizar melhor como quitoplan e outros tipo

Também cabe citar a perda da capacidade gustativa, fundamentalmente a nível das papilas gustativas da língua, encarregadas de detectar o sabor doce e salgado, o que faz com que diminua o prazer na hora de comer e o interesse pelos alimentos

Os ossos também sofrem um desgaste progressivo com o passar dos anos, o que leva a um maior risco de osteoporose e fraturas. Por isso há que ter cuidado com a ingestão de cálcio com uma dieta rica em laticínios e, se necessário, complementar a dieta com suplementos. Tudo isso, acompanhado de exercício físico adequado à sua idade.

Por último, dizer que o consumo de medicamentos, tão frequente nesta idade, pode afetar a alimentação de diversas formas. Por exemplo, induzindo a perda do estímulo do apetite, agindo sobre a ingestão através da alteração do gosto, provocando náuseas, vômitos, causa lesões da superfície de absorção intestinal.

Recomendações nutricionais

Deve-Se tentar que as pessoas mais velhas, que possam, cozinhar sua comida e comam com a companhia, já que isto está demonstrado que os ajuda a manter não só um melhor estado nutricional, mas também influi no seu estado de ânimo.

Não se deve negligenciar uma boa hidratação nas pessoas da terceira idade, principalmente no verão, quando muitas vezes não se lembram de beber água. Não há que esquecer que com a idade nos tornamos mais suscetíveis aos danos que podem causar em nosso corpo às temperaturas elevadas. Por tudo isso é de suma importância seguir hábitos de vida saudáveis, que incluem, é claro, os alimentares, consumindo dietas equilibradas, com uma grande variedade de alimentos e raízes como maca peruana.

É muito recomendável que os idosos, o consumo de frutas e vegetais, sem ingerir excessos de proteínas e use o seu peixe como fonte de omega 3, como indutor da resposta defensiva.
O cérebro, para um correto funcionamento, requer não apenas de um aporte suficiente de glicose, mas também de certas vitaminas, especificamente do complexo B, para que o seu défice pode dar lugar a deterioração neurológicos progressivos. Esta é outra das causas, pelo que se recomenda uma dieta saudável e completa.

É muito recomendável realizar atividade física de forma moderada diariamente. Há que esquecer a ideia de que a idade é uma contra-indicação para a prática de exercício físico. A chave está em fazer o mais adequado em relação à idade.

Também não há que fazer grandes proezas desportivas, basta desde um simples passeio diário para a prática de alguns esportes como a natação, caminhadas, ciclismo, ginástica artística, todas elas realizadas de forma não competitiva. Não há que esquecer que algumas atividades sociais podem substituir as atividades esportivas, a exemplo do que temos com a dança.

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